Contabilidade para Influencers

O QUE FAZ UM INFLUENCER DIGITAL?

Influencer digital é uma pessoa que utiliza as redes sociais e outras plataformas online para criar e compartilhar conteúdo, com o objetivo de influenciar e engajar seu público-alvo.

Os influencers, possuem uma forte presença online e um número muito significativo de seguidores, que são influenciados pelas suas opiniões, recomendações e estilo de vida.

Os influenciadores digitais têm o poder de influenciar as decisões e comportamentos dos seus seguidores. Eles possuem um relacionamento próximo com seu público, construído com base na confiança e autenticidade.

As marcas frequentemente se aproximam de influenciadores para promover seus produtos ou serviços, aproveitando sua influência e alcance para atingir um público específico.

Por falar nisso, a parceria com marcas é um dos principais motivos para que você contrate uma contabilidade para influencers. Afinal, para conseguir fechar parcerias com grandes marcas, é necessário ter um CNPJ e permissão para emitir notas fiscais.

O QUE FAZ UMA CONTABILIDADE PARA INFLUENCERS?

contabilidade para influencers, oferece todo o suporte e os serviços necessários para que os influenciadores mantenham suas obrigações em dia com o fisco, e consigam gerenciar melhor os seus negócios, incluindo:

  • Orientação e assessoria para abertura de CNPJ;
  • Planejamento tributário para redução de impostos;
  • Cálculo de impostos e emissão de guias;
  • Orientação para emissão de notas fiscais;
  • Entrega de obrigações acessórias ao fisco;
  • Elaboração do balanço contábil anual;
  • Cálculo de pró-labore e seus encargos;
  • Toda assessoria voltada para o imposto de renda pessoa física.

Sem o apoio de uma contabilidade especializada, os influenciadores podem pagar mais impostos que o necessário, e dentre outras coisas, receber multas e intimações por problemas com a Receita Federal, inclusive problemas com o COAF (Conselho de controle de Atividades Financeiras).

QUAIS CUIDADOS TER AO CONTRATAR UMA CONTABILIDADE PARA INFLUENCERS?

Antes de contratar uma contabilidade para influencers, é importante tomar certos cuidados para garantir a escolha de um serviço contábil que atenda da melhor forma às suas necessidades. Confira algumas dicas:

Experiência em negócios digitais: Verifique se a empresa de contabilidade possui experiência no atendimento a profissionais e negócios do meio digital.

Tecnologia e segurança de dados: Verifique se a contabilidade utiliza tecnologia atualizada para facilitar o processo contábil e garantir a segurança dos seus dados, além de guardar todas as informações de forma ética, discreta e segura.

Transparência e comunicação eficiente: A contabilidade deve ser transparente em relação aos seus honorários, prazos de entrega de serviços e políticas de comunicação.

Referências e recomendações: Antes de contratar uma contabilidade para influencers, peça referências ou procure por recomendações de outros influencers.

Aqui na DUBAI & SEGURA, temos expertise em negócios digitais e atendemos diversos influenciadores atuantes no país.

INFLUENCIADOR, PORQUE SER PESSOA JURIDICA E NÃO ATUAR COMO PESSOA FISICA?

Listamos algumas vantagens de ter um CNPJ aberto, ou seja, ser uma pessoa jurídica:

  • Economia de impostos Se o influenciador não abre uma empresa, todos seus rendimentos, ou seja tudo que recebe pela prestação de serviços,  precisa preencher mensalmente uma declaração na Receita Federal e pagar cerca de 27,50% de imposto de renda, enquanto na pessoa Jurídica pode optar por regimes tributários econômicos como o Simples Nacional, e com isso, contar com alíquotas menores, a partir de 6% sobre o faturamento mensal.
  • Permissão para emitir notas fiscais Quando o influenciador começa a fechar parceria e contratos com grandes marcas, ele precisa emitir notas fiscais referente aos serviços prestados, a emissão de NF é um pré-requisito básico, e, portanto, sem autorização para emitir este tipo de documento fica muito difícil fechar com grandes marcas.
  • Profissionalização dos seus negócios Com um CNPJ em mãos, o influencer digital profissionaliza os seus negócios e encontra oportunidades para alavancar o seu faturamento a partir de novos negócios, além de abrir portas para financiamentos de empreendimentos mais robustos.
  • Criação de Marcas Próprias Muitos influencers aproveitam a visibilidade que constroem para lançar suas próprias marcas e produtos, desenvolvendo novos negócios e consolidando cada vez mais a sua segurança e independência financeira.

DIFERENÇA ENTRE TRIBUTAÇÃO DO INFLUENCER PESSOA FÍSICA E PESSOA JURIDICA

Tributação do influencer Pessoa Física

Precisa preencher mensalmente o carnê leão e recolher até 27,50% de imposto de renda (IRPF) sobre os seus rendimentos, conforme a tabela abaixo:

Base de cálculo Alíquota Parcela a deduzir
Até 1.903,98 Isento Isento
De 1.903,99 até 2.826,65 7,50% R$ 142,80
De 2.826,66 até 3.751,05 15% R$ 354,80
De 3.751,06 até 4.664,68 22,50% R$ 636,13
Acima de 4.664,68 27,50% R$ 869,36

 

Sem dúvida alguma, estamos falando de uma carga tributária muito elevada e que pode acabar comprometendo boa parte dos rendimentos mensais de um influenciador.

Tributação do influencer pessoa jurídica

Por sua vez, o influenciador que decide abrir um CNPJ pode adotar regimes tributários como o Simples Nacional e o Lucro Presumido.

No Simples Nacional, influencers podem ser tributados no Anexo III com alíquota a partir de 6% sobre o faturamento, conforme faixas de faturamento da tabela abaixo:

Faixa Receita em 12 meses Alíquota Valor a deduzir
Até 180.000,00 6,00%
De 180.000,01 a 360.000,00 11,20% R$ 9.360,00
De 360.000,01 a 720.000,00 13,20% R$ 17.640,00
De 720.000,01 a 1.800.000,00 16,00% R$ 35.640,00
De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 21,00% R$ 125.640,00
De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 33,00% R$ 648.000,00

Considerando deduções a alíquota máxima efetiva não passa de 19,50%

No entanto, é preciso destacar que a depender do caso, a tributação também pode ser realizada no Anexo V, cuja alíquota inicia em 15,50% sobre o faturamento.

Faixa Receita em 12 meses Alíquota Valor a deduzir
Até 180.000,00 15,50%
De 180.000,01 a 360.000,00 18,00% R$ 4.500,00
De 360.000,01 a 720.000,00 19,50% R$ 9.900,00
De 720.000,01 a 1.800.000,00 20,50% R$ 17.100,00
De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 23,00% R$ 62.100,00
De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 30,50% R$ 540.000,00

 

                           Considerando deduções a alíquota máxima efetiva não passa de 19,25%

Por sua vez, quando o Simples não é a opção mais econômica, ainda é possível optar pelo Lucro Presumido, onde a contribuição mensal para influencers pode variar de 13,33% a 16,33% sobre o faturamento mensal.

Com isso, digitais influencers possuem chances reais de garantir uma boa economia ao abrir um CNPJ.

 

Entre em contato conosco, estamos prontos para te dar toda assessoria necessária

 

QUAL ENDEREÇO UTILIZAR PARA ABRIR O CNPJ ? O QUE É SEDE VIRTUAL PARA INFLUENCER?

Influenciadores são profissionais do meio digital, que gravam e mostram o seu dia a dia, interagem com o público e não ficam presos em um escritório.

Sendo assim, pelo fato de não contar com um endereço comercial, muitos influenciadores não sabem qual endereço utilizar para abrir o CNPJ. Em meio a esse tipo de situação, sem dúvida alguma, utilizar o endereço residencial não é uma saída, já que isso colocaria a segurança  do influenciador em risco.

Neste caso, uma solução viável e muito utilizada, é a contratação de uma contabilidade para influencers que ofereça serviços de sede virtual, ou endereço fiscal, temos esta solução aqui na Dubai & Segura, com isso preservamos a privacidade dos seus respectivos endereços de residência.

Para saber mais sobre essa possibilidade, entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas.

Dúvidas frequentes sobre a contabilidade para influencers

  • Influencer pode ser MEI?

De acordo com a legislação em vigor, influencers não podem ser MEI, pois suas atividades se equiparam a serviços de publicidade, cujo CNAE não faz parte do rol de atividades permitidas aos microempreendedores individuais.

Diante disso, o caminho mais indicado para os influenciadores digitais, é a abertura de uma ME – Microempresa, normalmente no Simples Nacional, mas em alguns casos, também pode ser interessante o Lucro Presumido.

  • Qual o CNAE para influencer?

CNAE para influencers é o 7311-4/00 – Agências de Publicidade. No entanto, quando o profissional também vende infoprodutos com expert ou afiliado, por exemplo, outros tipos de código de atividade também precisam constar no CNPJ.

  • 7319-0/04 – Consultoria em publicidade;
  • 8599-6/04 – Treinamento e Desenvolvimento Profissional (para venda de cursos online);
  • 5811-5/00 – Edição de livros; (para venda de e-books);
  • 7490-1/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários (para vendas como afiliado digital).

 

  • Qual o melhor tipo de CNPJ para influencer digital?

Existem diferentes tipos de CNPJ que podem ser utilizados por um influenciador digital, mas a opção mais utilizada costuma ser a SLU – Sociedade Limitada Unipessoal.

Através da SLU, os influenciadores e outros empreendedores do meio digital, podem abrir um CNPJ sem a necessidade de ter sócios para dividir direitos e responsabilidades.

 

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Contabilidade para Influencers

contabilidade para influencers, oferece todo o suporte e os serviços necessários para que os influenciadores mantenham suas obrigações em dia com o fisco, e consigam gerenciar melhor os seus negócios, incluindo:

  • Orientação e assessoria para abertura de CNPJ;
  • Planejamento tributário para redução de impostos;
  • Cálculo de impostos e emissão de guias;
  • Orientação para emissão de notas fiscais;
  • Entrega de obrigações acessórias ao fisco;
  • Elaboração do balanço contábil anual;
  • Cálculo de pró-labore e seus encargos;
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